benefícios da beterraba

7 Principais Benefícios da Beterraba para a Saúde. Garantido!

A beterraba é um alimento pouco calórico, suas calorias são de 32 a 40 para cada 100 gramas, além disso, ela possui diversos nutrientes, sendo muito usada na medicina.

Ela oferece diversos benefícios à saúde e também é rica em antioxidantes, minerais, fósforo, tônica, é desintoxicante e anti-inflamatória, além de vários outros que você verá aqui.

Em uma pesquisa feita pelo Journal of Applied Physiology mostrou que a beterraba pode ajudar em até 10% o desempenho físico do corpo, ajudando também a recuperar os músculos. Além disso, a cor vermelha da mesma, se dá ao fato dela conter betaína.

Conheça tudo sobre e os benefícios da beterraba para a saúde, suas curiosidades e como deve ser consumida. Saiba também quais são suas contradições!

Conheça a beterraba

beterraba benefícios

A primeira vez que a beterraba foi cultivada foi pelos romanos. No século 19, naquele tempo a beterraba custava bem caro, pois, descobriram que dava para fazer açúcar com ela.

Hoje a beterraba é muito produzida na França, Alemanha e EUA.

A beterraba serve como um alimento doce, cujas folhas e raízes podem ser consumida, sua raiz é muito doce e suas folhas têm um gosto bem amargo.

Atualmente você pode encontrar a beterraba em coloração dourada, branca e roxa.

A beterraba pode ser usada de muitas maneiras e seus benefícios são bem interessantes!

Valores nutricionais da beterraba (100 gramas)

Cálcio 18
Proteínas 1,9
Carboidrato 11,1
Lipídeos 0,1
Fibra alimentar 3,4
Calorias 49
Magnésio 24

Melhores benefícios da beterraba para a saúde

1 – Auxilia na saúde sexual

benefícios beterraba

Algumas pesquisas feitas, identificaram que naquela época muitos romanos tinham conhecimento dos benefícios que a beterraba fazia na saúde sexual.

No século 19 a beterraba era muito usada como medicamento afrodisíaco, pois, tem uma alta quantidade de boro, um mineral que ajuda a produzir o hormônio sexual.

2 – Impulsiona a estamina

A beterraba é perfeita para dar resistência e energia para nosso organismo. Comparada a alguns alimentos energéticos, uma pesquisa mostrou que ainda sim a beterraba sai muito na frente.

Para aumentar seu desempenho antes de começar a correr, seria interessante consumir beterraba cozida, podendo ser consumida também durante a corrida.

Em um estudo realizado pela Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, mostrou que pessoas que bebem suco de beterraba todos os dias, conseguem aumentar sua resistência em 16% e da mesma forma prolongar seus exercícios.

3 – Previne que os bebês nascem com malformações

beterraba previne a mal formação em bebes

Para que os tecidos cresçam saudáveis é importante consumir alimentos ricos em ácido fólico, como a beterraba. Além disso, ela é de extrema importância para que o tubo renal e da medula espinhal dos bebês se desenvolvam de maneira correta.

4 – É ótima para fortalecer os ossos

Entre os benefícios da beterraba, ela auxilia para dentes e ossos mais fortes. Por este motivo, colocar a beterraba em sua alimentação é essencial.

Além de ser uma ótima fonte de nutrientes como, magnésio, ácido fólico e cobre, ela é rica em cálcio, que é essencial para promover ossos fortes.

Dessa forma, consumir metade de uma beterraba todos os dias, auxilia na prevenção de ossos frágeis e a osteoporose.

5 – Seu açúcar é do bem

benefícios da beterraba açúcar do bem

Entre os vegetais, a beterraba é um dos que mais contém açúcar, podendo ser até 10% da beterraba apenas de açúcar.

Mas este açúcar é diferente, pois, demora para liberar no organismo, sendo bem diferente de outros açúcares industriais, por isso não acontece picos de fome.

Pelo fato do açúcar da beterraba ser liberado lentamente no organismo, ele não aumenta os níveis de açúcar no sangue e ainda ajuda a manter estável.

6 – Beterraba auxilia na prevenção de Parkinson, Alzheimer e depressão

Para que o fluxo sanguíneo aumente para chegar no cérebro, a beterraba é essencial, além disso, combate doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer.

Da mesma forma, a betaína e triptofano conseguem afastar a depressão, promovendo o bem-estar.

Os antioxidantes, presentes na beterraba, também protegem o cérebro e retardam o envelhecimento.

7 – Mantém a saúde mental

Como dito acima, a presença de betaína na beterraba tem o poder de tratar a depressão. Da mesma forma, o triptofano ajuda a relaxar e promove o bem-estar. Estes são nutrientes são essenciais para manter a saúde mental em dia.

Beterraba para os cabelos e pele

beterraba para os cabelos

Pelo fato de ser rica em antioxidantes, a beterraba desintoxica, deixando o sangue purificado e a pele brilhando. Outros benefícios da beterraba é combater espinhas e furúnculos, basta beber um copo de suco de beterraba.

O suco de beterraba também diminui a inflamação causada na pele, além de ser rica em licopeno, que mantém a pele com elasticidade.

Da mesma maneira, a beterraba tem carotenoides que são essenciais para os cabelos crescerem de forma saudável, melhorando o brilho e a textura.

A beterraba engorda?

beterraba engorda

Mesmo contendo carboidratos e proteínas, a beterraba não é tão calórica, mas sim, ela engorda, pois, estes nutrientes têm calorias.

De maneira ampla, as calorias da beterraba são perdidas com facilidade. Por exemplo. 100g de beterraba contém apenas 32 a 48 calorias, considerando que o indicado de calorias é 2000, essa quantidade é quase insignificante.

Como escolher com inteligência a beterraba?

benefícios da beterraba para a saúde

Para aproveitar melhor todos os benefícios da beterraba prefira as pequenas e médias, pois, são saborosas e macias.

Escolha uma sem rachaduras e manchas, caso tenham folhas, escolhas as de folhas brilhantes. As folhas da beterraba são ricas em nutrientes.

A beterraba tem contradições?

Sim! Pois, a mesma possui uma substância chamada oxalato, que pode piorar as pedras nos rins, se consumida em excesso, para pessoas que vivem com o problema.

Escreva um comentário abaixo, sobre o que você achou! E compartilhe com mais pessoas.

Artigos que podem te interessar:

11 Benefícios do Gengibre para a Saúde e suas Contradições!

10 Principais Benefícios da couve para saúde e como consumir