tipos de banana

Conheça 7 Tipos de Banana, Seus Benefícios e Curiosidades!

A banana está entre as frutas mais queridas dos brasileiros, podendo ser usada de várias maneiras! Em doces, bolos, vitaminas e até feijão e arroz.

A banana fornece muitos nutrientes a saúde, os principais são: Carboidratos, proteína, fibras, potássio, vitamina B6, ferro e magnésio.

Além disso, esta fruta contém inúmeros benefícios à saúde, ela promove a saciedade, diminui câimbras, controla a pressão arterial e dá a sensação de bem-estar, pois, a mesma produz serotonina no corpo.




Da mesma forma, a citosina presente na banana tem um efeito tão poderoso que pode combater células tumorais que existem no corpo. Isso foi descoberto em uma pesquisa recente, feita pelos japoneses, de que as bananas maduras têm uma citosina que se chama Fator de Necrose Tumoral (FNT).

Entretanto, é importante se atentar, existem hoje vários tipos de banana!

Para você entender a diferença entre elas e suas características, selecionamos algumas das opções mais famosas e curiosas abaixo.

7 Tipos de banana

1 – Banana-maçã

banana tipos

A banana-maçã tem a menor caloria de todas, com seu peso de 55 gramas, com 47,8 Kcal, é recomendada para fazer doces ou comer junto a outras frutas.

A banana-maçã leva um tempo maior para ficar marrom e por este motivo é a mais rica em fibras e proteínas, do que todos os outros tipos.

Da mesma forma, a proteína é essencial para crianças e idosos, este tipo é o que mais contém magnésio e fósforo, que são de extrema importância para os dentes e ossos.

2 – Banana-prata

nutrientes da banana

Se você é daquelas pessoas que vai às compras apenas 1 vez por mês, então dê preferência a banana-prata, pois, ela é a que mais dura ao longo dos dias. Além disso, este tipo é a melhor opção caso queira preparar bananada.

3 – Banana-ouro

banana ouro

A banana-ouro é a mais calórica de todos os tipos, também a menor, seu tamanho vai até 10 centímetros. Desse modo, cada 100 gramas de banana-ouro contém 158 calorias!

Com seu perfume doce, ela é chamada não só de banana-ouro, mas também de: Banana-imperador e banana-de-moça.

4 – Banana-da-terra

banana da terra

Esta com certeza é a maior de todos os tipos, seu tamanho pode chegar até 26 centímetros e seu peso, até 500 gramas. A banana-da-terra contém maior quantidade de carboidratos, também contém vitamina B1.

Além disso, esta banana é energética e também fornece uma das vitaminas que estão presentes na produção de energia do corpo.

5 – Banana-nanica

banana nanica

Não se engane! A banana-nanica ganhou este nome, apenas porque sua árvore é pequena. De longe ela não é a menor de todas.

A banana-nanica tem uma ótima consistência, com ela você pode substituir os ovos, por exemplo.

Aproveite seu gosto doce, para fazer sucos ou pão de banana.

6 – Banana-figo

Provavelmente este tipo não é tão conhecido em alguns lugares do Brasil, a banana-figo pode ser chamada por diversos nomes, como: Banana-jasmim, banana-amarela e banana-sapa.

Sua característica é de casca-grossa, polpa doce e macia, sua coloração é pálida e quando está madura fica muito saborosa. Além disso, você pode utilizar em compotas e fritas.

7 – Banana-são-tomé

banana são tomé

Entre os tipos de banana, a banana-são-tomé pode também ser chamada de diversos nomes, como: Banana-roxa, banana-paraíso e caru.

Sua polpa pode ser rósea ou amarela e seu aroma é forte. A banana-são-tomé pode ser consumida assada, frita ou cozida.

Benefícios comuns de todas as bananas

tipos de banana e seus benefícios

De maneira geral todas as bananas são ricas em potássio, prevenindo câimbras. Isso acontece por que o potássio age no ótimo funcionamento dos nervos musculares.

Da mesma maneira, o potássio regula a pressão arterial e reduz as chances de causar pedra nos rins.

A banana também é rica em ferro, que é importante para gerar glóbulos vermelhos, deixando a saúde sanguínea em dia.

Além disso, a banana é cheia de fibras, sacia a fome e deixa o intestino regulado.

Vale lembrar que a banana produz serotonina no corpo, dando a sensação de bem-estar e diminuindo a ansiedade.

A banana é tão poderosa, que é indicada em tratamentos contra a depressão.

Dica: Independente dos tipos de banana existentes, sempre coma quando estiver madura, assim você aproveita todos os benefícios que cada uma pode oferecer a saúde.

Qual tipo de banana você mais gostou? Escreva nos comentários abaixo! Não esqueça de compartilhar com mais pessoas.